PLR Alergia alimentar e Alergia a amendoim, A alergia alimentar é uma reação adversa a um determinado alimento, envolvendo um mecanismo imunológico com apresentação clínica muito variável, com sintomas que podem surgir na pele, no sistema gastrointestinal e respiratório. As reações podem ser leves, como simples coceira nos lábios, até reações graves que podem comprometer vários órgãos. A alergia alimentar resulta de uma resposta exagerada do organismo a uma determinada substância presente nos alimentos.
O que é reação adversa a alimentos?
É qualquer reação indesejável que ocorre após ingestão de alimentos ou aditivos alimentares. Essas reações podem ser tóxicas e não-tóxicas. As não-tóxicas podem ser de intolerância ou hipersensibilidade.
Exemplo de reação não-alérgica são as reações por ingestão de alimentos contaminados por microrganismos, e que se apresentam agudamente com febre, vômitos, diarreia e geralmente acometem várias pessoas que ingeriram os alimentos contaminados.
A intolerância à lactose é uma reação alérgica?
A intolerância à lactose é uma desordem metabólica onde a ausência da enzima lactase no intestino determina uma incapacidade na digestão da lactose (açúcar do leite), que pode resultar em sintomas intestinais como distensão abdominal e diarreia.
Esta intolerância geralmente é dose dependente, e o indivíduo pode tolerar pequenos volumes de leite por dia ou se beneficiar dos leites industrializados com baixos teores de lactose. Portanto, a intolerância à lactose não é uma alergia alimentar apesar de frequentemente confundida pelos familiares e profissionais de saúde.
É muito importante esta diferenciação, pois a orientação nutricional é distinta. Enquanto na intolerância à lactose, eventualmente, é possível ingerir pequenas quantidades de leite e produtos apenas isentos de lactose, na alergia às proteínas do leite a alimentação não deve conter nada de leite, nem traços ou derivados.
Qual a prevalência da alergia alimentar?
Estima-se que as reações alimentares de causas alérgicas verdadeiras acometam 6% a 8% das crianças com menos de 3 anos de idade e 2% a 3% dos adultos.
Os indivíduos com outras doenças alérgicas apresentam maior incidência de alergia alimentar?
Pacientes com doenças alérgicas apresentam uma maior incidência de alergia alimentar, sendo encontrada em 38% das crianças com dermatite atópica e em 5% das crianças com quadro de asma.
Alergia a amendoim: principais sintomas e o que fazer
Em caso de uma pequena reação alérgica ao amendoim, que pode causar coceira e formigamento na pele ou olhos avermelhados e nariz coçando é recomendado tomar um anti-histamínico como Loratadina, por exemplo, mas sempre sob orientação médica.
Quando há uma reação alérgica intensa e a pessoa fica com os lábios inchados ou começa a apresentar dificuldade para respirar deve-se ir ao pronto-socorro o quanto antes, sem tomar nenhum remédio antes. Nesse caso a reação pode ser tão grave que impede a passagem do ar, sendo preciso colocar um tubo na garganta para conseguir respirar, e isso só pode ser feito pelo socorrista ou médico no hospital.
Conheça estes 2 Cursos PLR Completo e Profissional de Alergia alimentar e Alergia a amendoim ….
Saiba Mais …⇓
+CURSOS PLR ? ⇒ AQUI